escola das baías


*menção honrosa no 16 concurso nacional de construção em aço CBCA


arquitetura
ilha (arthur santos de andrade, miguel bittencourt mincache, pedro de borba flores)

orientação
joão serraglio

estado | concurso
projeto | 2023
local | florianópolis, sc


desenhos


memorial descritivo

a Escola das Baías é inserida no estreito entre as Baías Norte e Sul - território conformado pelas margens da Ilha de Santa Catarina e do Continente Americano.

edifício longilíneo, implantado perpendicularmente à ponte, configura-se como rebatimento do seu vão de 340 metros; dando continuidade à retificação aérea
do Estreito, articulando sua escala e tornando-o uma “praça d’água”, espaço cívico do território - gesto de retomada da frontalidade da cidade para o mar, transformando em conexão uma área que passou a ser vista como ruptura. a estrutura será constituída a partir de sete módulos de 16x48 metros, “tabuleiros” conformados por duas vigas Vierendeel paralelas; o ponto médio de cada módulo é composto por duas peças de travamento transversal que transferem os esforços para um único apoio central por módulo.

o vão de 10m entre as vigas Vierendeel abriga o programa da escola, conectado por passarelas perimetrais em balanço de 3m, remetendo ao corte transversal da Ponte Hercílio Luz, que, na proporção de 3:10:3, conformam dois passeios aéreos complementares - dispositivos que, para além da circulação, possibilitam a apreensão da paisagem.

diferentes graus de transparência, possibilitados pelo uso do aço, articulam a relação do usuário com o exterior: no plano horizontal, o piso-grelha e a cobertura iluminada promovem o “voo” entre o céu e o mar; no vertical, a pele do edifício, uma cota de aço, quase têxtil, dá forma ao vento.

a Escola das Baías deverá servir o território e seus habitantes das mais variadas faixas etárias, através de programas de ensino e ofertas de bolsas de estudo e pesquisa que complementam a educação curricular e permanência escolar, fomentando e construindo continuamente a economia e cultura locais. não é uma escola por si só, senão uma extensão das estruturas educacionais da região, uma condensadora.