what would semper do?
arquitetura
ilha (arthur santos de andrade, miguel bittencourt mincache, pedro de borba flores)
estado | concurso
projeto | 2024
local | lugano, suíça
desenhos
memorial descritivo
Desde a presença de seu modelo no Palácio de Cristal de Londres durande a exibição de 1851, a ilustração de seus quatro elementos da arquitetura se tomou potente combustível para um campo saturado com o dogma estilístico das belas artes. que buscava expressão artistica alinhada com as mudanças produtivas trazidas pela indústria.
A proposta para a Biennale 2024, de tema back to the future, busca reeditar a Hütte de Semper; não como ficção histórica, mas, talvez, como ficção cientifica. Os elementos da arquitetura propostos voltam os olhos para um novo possível futuro da construção: materiais e técnicas locais e de baixa pegada de carbono que vinculam o construtor ao aqui e agora - ao território de sua intervenção.
O balão, solto sobre o skyline de Lugano, ergue a cabana, puxando cabos de aço que suportam seu fechamento têxtil. A tectónica de Semper dá lugar à tração, produto do esforço contra a gravidade - um gesto utópico. Conectada ao balão esta a prensa, uma lareira trazida à vida pelo trabalho humano, transformando a terra ao redor, através do trabalho cooperativo da equipe (e de transeuntes curiosos), no pódio - uma superficie habitável nos jardins da Villa Saroli.
O movimento vertical deste elemento move o balão em sintonia com o trabalho feito dentro da cabana - movendo-o sobre o horizonte, tal qual a fumaça de uma lareira, territorializando a presença humana e chamando seus observadores.
Retomando seu arquétipo, com foco no futuro, a cabana é edificada.